terça-feira, 18 de janeiro de 2011

musica e vinho

Você já imaginou harmonizar vinho e músicas?
Pesquisa realizada afirma que tomar vinho enquanto se escuta um determinado tipo de música, pode afetar percepção do sabor da bebida
será?
A pesquisa realizada pela Heriot Watt University, em Edimburgo, demonstra que quando uma taça de Cabernet foi tomada ao som de música pesada, o vinho foi percebido como "60% mais poderoso, rico e robusto" do que quando tomado no silêncio.

Cantos de monges
Quatro música diferentes foram tocadas - Carmina Burana de Carl Orff ("poderosa e pesada"), Valsa das Flores, de Tchaikovsky ("sutil e refinada"), Just Can't Get Enough, do Nouvelle Vague ("energética e refrescante") e Slow Breakdown, de Michael Brook ("melosa e leve").
O vinho branco foi percebido como 40% "mais energético e refrescante" quando a música do Nouvelle Vague foi tocada, mas apenas 26% mais "meloso e leve" do que quando saboreado ao som de Michael Brook.
O vinho tinto chegou a sofrer variação de 60% na percepção de seu sabor quando acompanhado por Carmina Burana, a música "poderosa e pesada". O professor Adrian North, que liderou o estudo, acredita que a pesquisa poderia levar produtores de vinhos a imprimirem recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos.
A pesquisa foi feita por encomenda do chileno Aurélio Montes, produtor de vinhos. Seus vinhos são produzidos aos sons de cantos de monges. "Foi, portanto, um passo natural me ligar à Heriot Watt para determinar cientificamente o impacto da música no sabor do vinho", disse Montes.
Ao som de uma bandinha alemã, o vinho alemão foi vendido duas vezes mais do que o francês.
fonte:BBC BRASIL.com

Um comentário:

  1. Então lá vai uma canção que fala de música e vinho: http://www.youtube.com/watch?v=kvV-sztnqX4

    ResponderExcluir