quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BRANQUINHA

Cachacier é um profissional especializado em cachaças e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. É o profissional que orienta os clientes de um estabelecimento que conta com uma carta de cachaças sob qual bebida se encaixa mais no seu perfil, dando informações sobre o produto. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para aficcionados, e presta consultoria a produtores e distribuidores do ramo.
Origem do termo: surgiu como uma versão do termo sommelier (especialista em vinho) há poucos anos. No feminino, cachacière. Wikipédia

Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibéricacachaza – significando vinho de borra.
Tipos de Cachaça
  • Cachaça
  • Cachaça Adoçada
É a Cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.
  • Cachaça Envelhecida
É a Cachaça que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um)ano.
  • Cachaça Premium
É a Cachaça que contém 100% (cem por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • Cachaça Extra Premium
É a Cachaça Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.

Ingredientes:lombo com cachaça

1 peça de lombo 1,5 kg
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1 limão
3 colheres de sopa de mel
250 ml de cachaça
350 ml de caldo de carne (dissolver 2 cubos de carne em 350 ml de água fervente)
4 colheres de sopa de azeite, ou mais se necessário
Corte o lombo em postas e coloque em uma assadeira redonda grande com tampa
Tempere com sal, açúcar mascavo, o limão, o mel, a pimenta e despeje a cachaça
Tampe e deixe marinar por 2 horas neste tempero
Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o lombo já temperado, doure-o de todos os lados e acrescente o tempero da marinada e o caldo de legumes
Deixe cozinhar em fogo médio até que a carne esteja macia
Retire o lombo da panela e coloque em uma assadeira
Fatie e reserve
Leve o caldo que sobrou do cozimento, ao fogo baixo e deixe reduzir pela metade, depois coe, despeje sobre o lombo e sirva.

Um comentário: