quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

HARMONIZAÇÃO POR CONTRASTE

Bases da Harmonização
As bases da harmonização são os componentes, aromas, textura e peso.

As diferenças  entre quente e frio e ácidos com bases são apenas dois das infinitas possibilidades que encontramos no mundo para combinar e descombinar.(rs)
para a combinação ser perfeita, muitas vezes os sabores dos alimentos e do vinho desaparecem dando lugar a um novo sabor, diferente,inovador e surpreendente aos outros dois, que pode ser chamado de TERCEIRO SABOR.


CONTRASTES NA HARMONIZAÇÃO
doçura ameniza acidez;
acidez ameniza gordura;
salgado ameniza doçura;
tanino ameniza gordura e suculência;

Quem nunca espremeu um limão em uma bisteca ou apreciou uma laranja após a gordurosa feijoada?
As misturas são infinitas e divertidas. compondo os vários fatores como peso,sabor gordura,aroma, textura do prato ou do vinho tentamos aproximar e aprimorar seus encantos.
harmonizando oferecemos uma "limpeza" ao paladar para que suas papilas aproveitem o máximo dos prazeres da enogastronômia.

Experimente uma lasanha 4 queijos onde há predominância de gordura devido aos queijos e do sal e sirva com um bom vinho branco de boa acidez ou um espumante estruturado  onde sua acidez irá equilibrar o prato. Comidas ricas em gordura nos deixam uma sensação  que envolve toda a boca por isso o vinho deve ser acido para combater essa gordura , (limpar)m a boca. esse tipo de harmonização chamamos de (acidez x gordura / contraste).

Existem exemplos clássicos da harmonização por contraste como: vinhos da uva Sauvignom Blanc (acido) contrapondo a gordura de um Salmão, ou um Champagne com o Foie-Gras, a gordura e o sal de um queijo Roqefort com a acidez e doçura de um Sauternes.(salgado x doce / contraste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário