quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AS FACAS E OS CHEFS

A presença desse instrumento é confirmada desde a Idade do bronze
Ao longo da história humana, as facas foram produzidas das mais diferentes maneiras em várias sociedades, desde as pedras lascadas pelo homem primitivo, passando pelas facas produzidas a partir de pedaços de meteoritos ricos em ferro, até as facas produzidas nos dias de hoje pela indústria moderna.
O ápice do uso da faca como talher se deu entre o final da Idade Média e o Renascimento com os requintes da Cutelaria na Itália, Alemanha, França e Espanha. No século XIV na França os Reis usavam facas conforme o calendário religioso anual: eram com cabos escuro em Ébano durante a Quaresma e com cabos de ébano e Marfim em Pentecostes.
A faca pode ser a "melhor amiga" de um chef  ou causar vários problemas dependendo de suas habilidades e do conhecimento em usá-la de forma segura.


Existem cinco tipos básicos de faca:

Faca do Chef - geralmente é a maior da cozinha com sua lâmina medindo entre 8" e 10" de comprimento. Ela deve se acomodar bem e dar bom equilíbrio na mão. As facas com cabo inteiriço têm mais estabilidade e são mais fáceis de usar.

Faca de Legumes (ou de cozinha) - faca pequena usada para cortar, descascar ou esculpir legumes e frutas de pequeno porte.

Faca Utilitária (ou de picar) - tem tamanho intermediário entre a do chef e a de legumes, serve para uso variado inclusive picar.

Faca de Desossa - tem sua lâmina mais estreita e flexível que se curva na hora de desossar carnes.

Faca de Serra (ou de pão) - dotada de dentes, é usada para itens mais delicados como pães, existem de vários tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário