sábado, 29 de outubro de 2011

VINHOS E O VERÃO


Quando chega o verão, tenho um desejo incontrolável de saborear um bom vinho de verão, em boa companhia, ouvindo uma boa música, degustando um prato leve, fresco e saboroso.
Um espumante é ideal, ou um branco que foi resfriado à temperatura ideal permitindo um prazer inigualável. Ou mesmo um vinho com pouco álcool, para apreciar o gosto de fruta.



Um Riesling, ou Chardonnay, elegantes e florais, que harmonizam com bons pratos, também um bom Sauvignon blanc e Weißburgunder. Esses vinhos estão cada vez mais finos e com uma acidez que acaba sendo sinônimo de frescor e harmonizam com saladas coloridas, antepasto, peixes, grelhados e massas.
Também os vinhos Rosé (apesar do preconceito que ainda há em volta deles) combinam perfeitamente com as temperaturas quentes.
A maioria dos vinhos rosé apresenta boa intensidade de frutas vermelhas e corpo médio, tendo ainda a vantagem de não se sobrepor à comida, perfeitos com frutos do mar, peixes, carnes leves até massas com molhos mais suaves. Muitos acham que o vinho rosé é vinho de mulher, doce, rosinha e suave; ele se mistura a propriedades do tinto com a acidez e o frescor do branco.


Aqueles que apreciam carnes grelhadas e churrasco também podem apreciar um bom vinho tinto, mesmo no verão, consumidos numa temperatura entre 15 a 16 graus. Pode-se colocar o vinho para resfriar, ou enrolar a garrafa do vinho tinto em uma toalha molhada para obter a temperatura desejada. 
"Vinhos fortificados, vinhos de guarda ou velhos devem ser evitados porque são extremamente encorpados e alcoólicos e, juntos com o calor, dão uma sensação de moleza e sono", Amaro Dornelles. (enólogo).
Muitos não abrem mão dos vinhos tintos em nenhuma situação, eu particularmente adoro e aconselho que a escolha seja feita por aqueles com estrutura ligeira, como é o caso do italiano Valpolicella, ou até mesmo um Pinot noir.
Em dias quentes dê preferência aos vinhos que apresentam leveza, frescor, menos corpo, taninos menores, boa acidez e graduação alcoólica moderada, características presentes nos brancos, rosés e espumantes.



Viva o verão e as cervejas também, mas não se esqueça ou se sinta diferente por abrir uma garrafa de espumante ou um rosé na areia da praia em pleno sol de verão.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário