quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MILHO


Originário de solo Americano, a riqueza do grão é milenar e está presente na dieta de civilizações pré-colombianas tão antigas quanto os maias e os astecas, que o cultivavam e com ele preparavam receitas doces e salgadas.
Presente em óleos, balas, bolos, chocolates, maionese e cervejas. Nada mais natural, já que ele é um alimento rico em carboidratos e ótima fonte de energia. Depois da soja, é o segundo cereal mais cultivado no país.
O milho no Peru é diferente do restante da América Latina. “O grão é mais suave e maior, além de mais branco e mole que o milho verde brasileiro. Ele também pode vir em outras cores, mais amarelado e roxo. Não há muita diferença no sabor, só na textura. O roxo é melhor para doces e bebidas, na produção de aguardente (chicha de jora) e de refrescos”, explica o chef peruano David Lechtig.


Receitas

SUFLÊ DE MILHO

Ingredientes


 2 colheres (sopa) de azeite
 ¼ xícara (chá) de bacon picado
 1 cebola média picada
 2 dentes de alho picados
 ½ xícara (chá) de lingüiça calabresa
 1 cenoura média ralada
 ½ xícara (chá) de azeitonas picadas
 1 caldo concentrado de galinha
 3 colheres (sopa) de cheiro verde
 pimenta do reino e sal a gosto
 1 xícara (chá) de água (250 ml)
 100g de fubá - 3/4 xícara (chá)
 200 ml de leite de coco
 3 ovos

Modo de preparo
Numa panela grande aqueça o azeite, frite o bacon, a cebola, o alho, a lingüiça e refogue tudo por alguns minutos. Acrescente a cenoura, as azeitonas, o caldo, o cheiro verde, a pimenta, o sal e cozinhe o refogado.
Numa tigela coloque a água, desfaça o fubá e acrescente ao refogado. Cozinhe mexendo em fogo baixo até formar uma massa. Desligue o fogo acrescente o leite de coco, as gemas, misture bem e
deixe esfriar.
Bata as claras em neve bem firme e acrescente suavemente à massa. Unte uma fôrma refratária retangular, tamanho médio, coloque a massa e asse em forno médio previamente aquecido, até que, ao inserir um palito, ele saia seco.

SUGIRO UM PINOT NOIR

CREME BRÛLÉE DE MILHO

Ingredientes

 4 xícaras chá de creme de leite fresco
 7 gemas
 1 xícara chá de glaçúcar
 3 colheres sopa de amido de milho
 ½ xícara chá de leite
 04 Espigar de milho

Procedimento
Cozinhe o milho em água fervente até ficar bem macio, desfolhe da espiga e bata com um pouco
de leite, passe na peneira.
Misture o amido de milho e o leite, diluindo bem
e reserve. Aqueça o creme de leite fresco em
banho-maria e reserve. Em uma vasilha separada, misture as gemas e o glaçúcar. Junte ao creme de leite aquecido e volte ao banho-maria, mexendo
sem parar. Adicione o amido de milho diluído no
leite e continue mexendo até engrossar. Distribua em taças individuais. Deixe gelar por, no mínimo,
4 horas. Polvilhe açúcar peneirado e queime
com o auxílio de um maçarico.
POLENTA RECHEADA

Ingredientes


 300 g de polenta instantânea
 1 litro de caldo de camarão
 200 g de cogumelos shimeshi
 300 g de camarões pequenos descascados e picados
 ½ cebola picada
 ½ l de leite
 2 colheres de manteiga
 1 colher de farinha de trigo
 1 colher de mostarda
 Salsa e sal a gosto

Modo de preparo
Faça a polenta conforme as instruções do pacote, substituindo a água pelo caldo de camarão. Coloque a polenta em uma placa e deixe esfriar. Corte com dois cortadores do tamanho desejado e reserve. Aqueça a manteiga, refogue os camarões e a cebola e adicione a colher de mostarda. Aqueça a outra colher de manteiga, junte a farinha de trigo e, pouco a pouco, acrescente o leite.
Faça como se fosse um molho bechamel, junte os camarões reservados e a salsa. Deixe esfriar. Recheie as formas de polenta e enfeite o prato com o cogumelo shimeshi. Sirva com uma salada verde.

SUGIRO UM SAUVIGNON BLNC, BRUT OU CHARDONAY
Alcachofra com creme de milho
4 unidade(s) de alcachofra grande(s)
2 xícara(s) (chá) de milho verde escorrido(s)
1 unidade(s) de cebola
2 dente(s) de alho
4 colher(es) (sopa) de bacon picado(s)
1/2 tablete(s) de caldo de frango
1 xícara(s) (chá) de água
1 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 1/2 colher(es) (chá) de sal
1/2 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça picada(s)
2 unidade(s) de ovo
3 colher(es) (sopa) de Queijo Ralado
Quebre o talo das alcachofras na base, retirando as fibras duras. Corte o topo de cada uma e tire as folhas resistentes. Numa panela grande, cubra as alcachofras com água, junte 1 colher (sopa) de sal e cozinhe em fogo alto até ficarem macias. Escorra. Retire o cone central de folhas com os dedos e despreze. Com uma colher, tire a parte fibrosa e descarte. Reserve. Aqueça o forno à 180ºC. Numa panela média, refogue em fogo médio, o milho, a cebola, o alho e o bacon e cozinhe até a cebola ficar macia. Passe para o liqüidificador e adicione o caldo dissolvido na água e o amido. Bata até obter um creme. Coloque de volta na panela, acrescente 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo médio até engrossar um pouco. Junte a pimenta, mexa e reserve. Com um batedor de mão, bata os ovos ligeiramente, acrescente o sal restante e misture. Recheie as alcachofras com o creme de milho e cubra com o ovo batido. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao fogo pré-aquecido numa assadeira até o ovo cozinhar. Passe para uma travessa e sirva.
BOM APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário