quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

INFORMAÇÃO NO SITE DO IG

Um cabernet chinês na lista dos melhores

O centenário Changyu aparece entre os top 30 da SIAL e é bem avaliado nos Estados Unidos

06/01/2011

É possível um vinho chinês já estar entre os 30 melhores do mundo? Segundo informa a edição francesa do diário chinês People Daily, o Changyu Cabernet Sauvignon alcançou essa distinção no último Salão Internacional de Alimentação (SIAL). Inclusive, o presidente da Organização Internacional de Vinhedo e Vinho (OIV), Ives Bernard, descreveu o Changyu como “uma das marcas top de vinho no mundo”.

A notícia chama atenção quando se observa que o vinho em questão não figura nas listas da The Wine Advocate, a célebre publicação do crítico norte-americano Robert Parker, ou da revista Wine Spectator.

Polêmicas da lista à parte, Changyu Cabernet está conquistanto a Europa e os Estados Unidos. O vinho, que já é exportado para 28 países, é produzido pela vinícola Changyu, a mais antiga da China com uma história de mais de um século, localizada na província de Shandong, no leste do país.

Para alguns, o fato de o Changyu ter sido aceito no mercado norte-americano atesta a qualidade do vinho. Afinal, segundo os próprios comerciantes franceses, o mercado mais exigente em termos de vinho são os Estados Unidos, onde a concorrência entre o vinho francês, chileno, australiano e o da casa é bastante acirrada. Sem boa qualidade, dificilmente um vinho de mantém firme no mercado norte-americano.

Segundo a edição francesa do People Daily, no Oeste americano – onde são produzidos os melhores vinhos dos Estados Unidos – há sempre a idéia de que a China é incapaz de fabricar um vinho de boa qualidade. Mas o Changyu veio para desfazer esse conceito. O reconhecido degustador de vinhos britânico Jonathan diz que o vinho chinês lhe deixou uma profunda impressão: “Seu estilo é diferente de todos os outros vinhos do mundo. O mais notável é seu sabor especial.”

Yves Bernard, que presidiu o conselho na seleção dos 30 melhores vinhos do mundo na SIAL, justificou a presença do Changyu Cabernet na lista: “Nós sabemos que o Changyu Cabernet é uma marca com longa história e força poderosa. O importante é que não apenas eu, mas todos os membros do conselho, consideramos que este vinho tem uma qualidade muito boa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário