domingo, 23 de outubro de 2011

LOIRA GELADA

Para harmonizar uma cerveja com o prato, é necessário conhecer ambos. Cada prato tem um preparo singular, que vai através de temperos e o tempo de cozimento, determinar o sabor final.
No caso das cervejas podemos dividi-las em vários tipos, observando que cada tipo geralmente é uma cerveja Lager (por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, são normalmente mais leves, com aromas e sabores mais suaves) ou Ale (são fermentadas em temperaturas mais altas, normalmente são de aromas e sabores mais complexos). Assim podemos de forma primária compará-las aos vinhos: Largers com o vinho Branco e as Ales com o tinto.


Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas
Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização. Cervejas escuras recebem essa cor dos maltes escuros, que normalmente têm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado, que combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas.
Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lúpulo consegue cortar bem o efeito das pimentas, permitindo que você consiga sentir melhor os sabores tanto do prato quanto da cerveja.
Ao servir cervejas diferentes , prefira começar com os mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo é que os sabores mais intensos não atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves.



Pilsen - clara, leve, dourada, de médio teor alcoólico (4,5% a 5%) e baixa fermentação, é a cerveja mais consumida no Brasil e no mundo. É refrescante e tem aroma com notas leves de malte, lúpulo e frutas.
Harmonização: queijo brie jovem, aperitivos, carnes vermelhas, defumados e pratos orientais.
Light - versão com menos calorias que o tipo Pilsen e teor alcoólico baixo. (3% a 4%)
Harmonização: saladas e carnes brancas.

Abadia - criada por monges das abadias e mosteiros da Europa na Idade Média, é uma cerveja do tipo Ale. Seu teor alcoólico varia em torno de 6% a 11%. Tem como característica seu aroma frutado ou floral, sabor encorpado e cor variando do dourado ao escuro, com uma espuma marcante.
Harmonização: carne de coelho, pato ou vitela ao queijo de vaca. Molhos mais indicados são os com especiarias.
Malzbier - Escura, mais encorpada, com uma leve doçura, teor alcoólico mais baixo (3,5%), do tipo Larger, com aroma menos frutado, aproximando-se mais do torrado e do caramelo.
Harmonização: peixe defumado.

Stout - Escura, bem encorpada, teor alcoólico médio (4% a 6%), aroma de torrado, é originária da Irlanda e rica em lúpulo.
Harmonização: queijo parmesão, ostras, mariscos, crustáceos e chocolate.

Schwarzbier - Escura, leve, porém encorpada, sofisticada, com notas de toffe e caramelo. Teor alcoólico médio (5% a 5,6%).
Harmonização: queijo pecorino, carne de porco, batata, massas e risotos.

Weiss - Malte feito a partir do trigo (em vez da tradicional cevada), com espuma mais cremosa, estável e pronunciada. Pouco amarga e bastante refrescante e leve, é clara e de teor alcoólico médio (4,5% a 6%).
Harmonização: queijos de cabra, frios, defumados, pratos alemães e aperitivos.

Ale - famosa cerveja inglesa de alta fermentação é bem aromática com notas pronunciadas de frutas. São cervejas mais escuras (âmbar), mais amargas e encorpadas, como aroma de lúpulo também mais pronunciado. Alto teor alcoólico (5% a 7%).
Harmonização: queijo gorgonzola, carne vermelha e condimentos.

Lambic - Cerveja de origem belga pode levar frutas vermelhas. É mais ácida, mais refrescante e possui normalmente cor avermelhada com espuma meio rosada. Teor alcoólico médio (4,5% a 5,5%).
Harmonização: Chocolate ou bolo de frutas.



Fica ai dicas de harmonização com a loirinha gelada, espero que tenham gostado
FONTE: WIKIPEDIA / BREJAS / GOURMET

Um comentário:

  1. Oi querida, também gostei muito de seu blog, o seu amor pelo vinho me encanta, eu também sou assim como você; apaixonado por vinhos, gastronomia e musicas, e quanto ao GASTROELABORADOS, ele ta fechado por algum tempo, pretendo voltar as vésperas de completar um ano de fundação, voltarei com muitas novidades, aguarde, por enquanto é só.

    abraços...

    ResponderExcluir