quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CHOCOLATE....... HUMMMM



O cacau vem sendo cultivado por pelo menos três mil anos Os primeiros registros de seu uso datam do período Olmeca. No entanto, existem evidências que indicam cultivo anterior a esse período. Desde sua domesticação o cacau é usado como bebida e, depois, como ingrediente para alimentos. Durante a civilização maia era cultivado e, a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço além de ser afrodisíaco.




Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu.

Foi na Europa que o mesmo acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto tenha se aproximado muito do sabor que conhecemos hoje em dia.



Paixão mundial, quem não gosta?


O chocolate é um presente divino assim como o vinho
VINHO E CHOCOLATE




Para harmonizar esses dois encantadores seres do universo, combinem chocolates com sabor mais leve a vinhos mais leves, ais encorpados a chocolates de sabores mais intensos.


Chocolates meio amargos ou amargos se identificam com um bom Cabernet Sauvignon ou um Shiraz e mesmo um Bordeaux. Se você prefere um chocolate ao leite combine com um Champagne ou um vinho do Porto ou mesmo um vinho de sobremesa.

Abuse e lambuze... tini tin!!



fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário