sexta-feira, 3 de maio de 2013

AROMAS DO CAFÉ



Há mais de 1300 anos na região onde hoje se situa a Etiópia (África) o café se originou e foi difundido para o mundo, tornando-se uma das paixões mundiais.
Vários jeitos de apreciá-lo são vistos pelo planeta, amargo, doce, misturado com leite ou ervas, usado em confeitos e em pratos exóticos.
A origem do nome vem do árabe gahwa e significa olhem só ... vinho! É isso mesmo.


LENDA
Certo jovem árabe e pastor um dia observou que suas ovelhas ficavam mais espertas e ativas após comerem as folhas de um arbusto com frutinhas vermelhas. O pastor, intrigado pelo que ocorria, levou mostras de folhas e frutos a um monastério, onde os monges por curiosidade puseram os grãos a cozinhar. Quando provaram a bebida, acharam o sabor tão ruim que a jogaram na fogueira onde estava sendo aquecido o recipiente. Porém os grãos, à medida que queimavam, desprendiam um agradável aroma que foi invadindo o lugar. Pensaram então em voltar a preparar uma bebida com os grãos tostados.
O café foi se espalhando e muitos países se tornaram amantes dessa bebida singular.
Existem vários lugares espalhados pelo mundo onde a tradição e o requinte em servir essa bebida se tornaram pontos turísticos e ninguém vai a Paris sem conhecer seus Cafés ou a Lisboa e não sente seus aromas pelas ruas.
O invento da cafeteira, no final do século XVIII, por parte do conde de Rumford, deu um grande impulso à difusão da bebida, ajudada ainda por outra cafeteira de 1802, esta da autoria do francês Descroisilles, onde dois recipientes eram separados por um filtro.

UM BOM CAFÉ DEVE TER UM AROMA E SABOR ACHOCOLATADO ADOCICADO E FORMAR UMA ESPUMA COR DE AVELÃ.

Prepare apenas a quantidade consumida no momento, evite ferver a água, quando as borbulhas começarem a aparecer desligue o fogo e coe seu café e não o adoce, para não formar uma crosta de açúcar e prejudicar seu cafezinho, mesmo porque cada um deve adoçar como preferir.


CEFÉS PELO MUNDO:

Árabe: Café açucarado, feito com água fervida, canela e cardamomo (semente aromática da Índia).

Catalán: Café misturado com um pouco de licor de creme catalão. Também pode ser acrescentado um pouco de leite.

Cappuccino: Café expresso com leite de excelente qualidade, aquecido com o vapor da cafeteira para conseguir muita espuma que aflora e banha a superfície da taça.

Chateau: Partes iguais de café e licor de cerejas, coberto com creme de chantilly.

Royal: Sua origem vem do famoso café Royal de Londres, o bom café Foy, que se encontrava no Palais Royal de Paris. Originalmente, coloca-se um pão de açúcar na taça que se impregna até a metade de café quente e a parte superior se umedece com conhaque, flamba-se e cobre-se com nata. Se não há pão de açúcar, deve ser utilizado o açúcar branco misturado com café e conhaque flambado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário