quarta-feira, 25 de julho de 2012

CHURRASCO E VINHO... SERÁ?


Paixão nacional! a cerveja, outra paixão nacional, é  a bebida mais lembrada. Mas será que existe lugar para o vinho?


TODA FAMILIA REUNIDA, CADA UM TROUXE UM POUCO DE CARNE, LINGUIÇA, CERVEJAS, CAIPIRINHAS E EU... ?????????? UMA GARRAFA DE VINHO...XI, SERÁ QUE ERREI?


Carne do churrasco, em geral, tem gorduras e quando comemos a carne, nossa boca fica com essa gordura depositada; O vinho tem a propriedade de adstringência, que lava nossa boca. A cerveja é amarga e isso dificulta a combinação com os alimentos, porém não devemos esquecer que há cervejas de vários tipos harmonizando perfeitamente com carnes.

Para o íniciar , recebemos as pessoas, começamos a preparar as linguiças, além de petiscos e saladas, a companhia de um vinho branco de boa acidez, bem como um bom espumante, costuma ser convidativa e agradável. O segredo dessa harmonização é o frescor destes vinhos que combatem com eficiência gordura e eventuais molhos de certa acidez, podemos , começar pelos tintos também de boa acidez e relativamente leves,simples e sem madeira.O frango, peixes e costelinhas de porco, são um bom terreno para os brancos, especialmente os Chardonnays com toques de barrica.

Para os carnívoros , começa o esperado momento das carnes vermelhas. A suculência da carne vermelha forma uma união perfeita com os  taninos. O sal deve vir na medida certa, como qualquer outro prato salgado, o sal grosso tem a função de ajudar a selar a carne, preservando sua suculência, salgando-a na medida exata,  tome o cuidado de bater o sal da carne antes de servir.

 Como o churrasco tradicionalmente se estende por algumas horas de comida e conversa, o Vinho fica muito adequado a esse ritual, pois pode ser saboreado sem nenhuma pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário