sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VINHOS E TAÇAS



Depois de vários estudos o formato das taças foi desenvolvido para levar o vinho para a boca e o nariz de uma maneira a enfatizar e revelar todas as cores, aromas, sabores e mistérios desse liquido fascinante.
Material
O mais transparente possível, para ter o prazer de visualizar por completo cada tipo de vinho.
Existem três opções: de cristal, cristal de vidro ou vidro. A diferença entre elas é a presença e o teor de chumbo, metal utilizado em sua produção. A de cristal tem até 24% de chumbo, o cristal de vidro vem com cerca de 10% e o vidro não tem. O chumbo dá mais leveza, delicadeza e sonoridade, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina..
Taças cheias de lapidações servem para enfeitar , mas não são adequadas, pois dificultam a visualização total do conteúdo.
Pé longo - por onde você vai segurar a taça, evitando que o calor da sua mão a 36ºC esquente o vinho.
Boca mais estreita do que o bojo,  onde os aromas ficarão presos.
A taça usada em degustações oficiais é a taça ISO, e serve para brancos e tintos. É o melhor modelo para você começar seu acervo.
Para vinhos espumantes: em formato de tulipa, são estreitas e altas para que a espuma possa expandir sem derramar.
Para vinhos tintos: são arredondadas e sua abertura é maior para que a bebida entre em contato com uma superfície maior da boca. Além disso, a boca da taça é mais estreita do que o corpo, porque esta estrutura favorece a concentração dos aromas.
Para vinhos brancos: são menores do que as taças para vinhos tintos. Possuem aberturas largas para que o vinho tenha maior contato com o ar do ambiente e libere seus aromas.
Enfim, escolha a sua taça o seu vinho e... curta o seu momento
SAÚDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário