sábado, 28 de maio de 2011

SAÚDE! Literalmente

“O vinho é uma coisa maravilhosamente apropriada ao homem, tanto na saúde como na doença, se bebido com moderação e na medida exata, conforme a constituição de cada indivíduo.” Hipócrates [460-367 a.C.] – o Pai da Medicina

O vinho bebido com moderação, durante as refeições, é muito favorável à saúde.  

Os principais responsáveis pelas virtudes terapêuticas do vinho são os POLIFENÓIS, que são originários principalmente da casca e semente das uvas. Eles têm um potente efeito anti-oxidante e uma ação antibiótica [eles matam um número grande de bactérias e inibem o crescimento de vários vírus, entre os quais o do herpes, o da gripe e o da poliomielite].


As pessoas que bebem vinho moderadamente, durante as refeições e regularmente têm 20% menos câncer de qualquer tipo. E as que têm câncer e bebem vinho da mesma maneira têm sobrevida maior. E os pacientes que têm câncer e fazem tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia e bebem vinho regularmente, moderadamente nas refeições, toleram bem mais este tratamento.

As pessoas que vivem em regiões vitivinícolas morrem depois, pois vivem 25 a 45% mais. As pessoas que envelhecem tomando vinhos regularmente, moderadamente e durante as refeições, envelhecem com melhor qualidade de vida e têm melhor comunicação, melhor nível de atenção, menos agitação, menos incontinências e QI mais elevado.

As mulheres que tomam 2-3 taças de vinho ao dia, regularmente, ganham massa óssea e têm menos osteoporose e têm atenuado as manifestações do climatério e menopausa.


Os polifenóis do vinho são uma barreira, as manifestações alérgicas.

Foi encontrada uma substância na casca da uva que baixa a Pressão Arterial. Logo haverá remédio para Pressão Alta feito da casca da uva.

O vinho é, pelos seus componentes, a bebida mais favorável para os obesos e diabéticos.

Hoje instituições que são muito severas nos seus critérios científicos, como o FDA [Food and Drug Administration], AHA [American Hart Association], SBH [Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial] e NSA [National Stroke Association] reconhecem que as pessoas que não têm contra-indicação a ingesta de bebidas alcoólicas, e que bebem vinho com moderação, regularmente e durante as refeições, tem benefícios para a saúde.

Para que se possa usufruir as virtudes terapêuticas do vinho é necessário que se tenha sempre em mente as palavras do médico e alquimista suíço Paracelso que viveu entre os anos de 1493 e 1541: “Só a dose faz o veneno” .
Saúde!!!

Dr. Jairo Monson de Souza Filho



É ISSO AI MEUS AMIGOS, O VINHO REALMENTE ALÉM DE SABOROSO E UM BOM AUXILIO PARA A SAÚDE; MAS ESSA FRASE DE PARACELSO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE E VERDADEIRA.

VAMOS APRENDER E COMENTAR MAIS SOBRE SAÚDE EM BREVE, FIQUE BLOGADO.

Um comentário: