segunda-feira, 28 de março de 2011

VITRAIS GOURMET

Passeio obrigatório e admirável para pessoas do mundo todo, o Mercado Municipal de São Paulo é um tradicional ponto gourmet da grande metrópole. No Mercadão é possível encontrar uma grande variedade de alimentos – de verduras e legumes fresquinhos, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar de todo o tipo, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. O espaço gastronômico oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos, enquanto se aprecia a beleza estrutural do Mercadão.
Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.

O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos. (site mercadão).

Manhãs de domingo, céu azul, trânsito calmo, dia que propicia um bom passeio de família.
Mercadão; deslumbrante, agitado e perfumado. Queijos e ervas de provence, vinhos, morangos, uvas e mortadelas... Hum!
Uma mistura de aromas que criam uma personalidade única do local.
Passeamos e degustamos, admiramos rótulos, adquirimos azeites, queijos, e ervas que perfumam os nossos pratos.
Mais do que comprar, admirem os vitrais, a arquitetura do espaço que sem dúvida é mágico, nos retrata um passado de bom gosto.

O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro.

Novidades do mercadão: http://www.youtube.com/tvmercadao






2 comentários:

  1. Olá querida,
    Estas fotos de São Paulo me deixam com água na boca para conhecer esta linda cidade. Seus filhos são um encanto.Eles têm carinhas de sapecas.
    Gostaria de ter sua visita no meu blog.
    Beijo grande,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  2. Putz, esse sanduba de mortadela... E o não menos famoso pastel de bacalhau???...
    O problema é que agora, pra comer essas coisas só viajando no mínimo 10h30min.
    E esse prédio do Mercadão é mesmo demais. O lugar tem uma História fantástica. Foi até QG do exército paulista na Revolução de 32, antes mesmo de ser inaugurado como mercado.

    ResponderExcluir