sábado, 19 de março de 2011

GARRAFAS



Tipos de garrafas

Com as mudanças tecnológicas, os vinhos podem ser encontrados em vários tipos de formatos e tamanhos de garrafas, porém em alguns países, os produtores obedecem a normalizações locais e restringem-se ao uso de garrafas que representam essas regiões.   
Conheça a história
Os gregos e romanos armazenavam a bebida de seus deuses Dionísio e Baco em vasilhames de couro, barro e cerâmica, mas, para conservá-la, ela era misturada a resina de pinho, o que, tornava intragável, assim o vinho era antes diluído em água e temperado com mel e especiarias.
Já na Idade Média, era conservar o líquido em grandes barris de madeira. O comum era que fosse servido diretamente do barril, em cantinas e estalagens. No final do século XVII, a Revolução Industrial trouxe a garrafa de vidro resistente, fabricada em série. Foi um marco na história do vinho.
Na Inglaterra, por exemplo, até 1860 vigorou uma lei que proibia a venda de vinho engarrafado. O objetivo era proteger os consumidores de vendedores que poderiam tomar vantagem do formato e capacidade variável dos vasilhames artesanais. O vinho podia ser comprado e depois engarrafado. Muitos compradores levavam suas próprias e já conhecidas garrafas aos locais de compra da bebida.

OLHANDO A GARRAFA


Uma garrafa, e suas partes:
O gargalo, pescoço, ombro, bojo e base.
Pode ter a etiqueta de pescoço, selo de garantia, selo de premiações, etiqueta traseira e rótulo secundário, além do rótulo principal
As mais tradicionais são as garrafas dos tipos:
bordeaux (possuem corpo reto, com ombros definidos. Podem ser verdes ou transparentes no caso de vinhos brancos.)
borgonha (Possuem ombros mais suaves e atenuados, com bojo mais largo.)
alsaciana (Não possui ombros e são bem compridas.)
champagne (de curvas suaves, de vidro mais grosso e resistente)
porto (cilíndricas e baixas).
Portanto, pelo formato da garrafa pode-se dizer a região de origem do vinho e, algo sobre seu aroma e sabor.

Em vinhos do Chile, Austrália e Brasil, normalmente, ao se engarrafar um Cabernet Sauvignon ou um Merlot, uvas originárias de Bordeaux, usa-se a garrafa dessa região. Caso seja um Chardonnay ou um Pinot Noir, castas vindas da Borgonha serão garrafas iguais as usadas nessa região.



    


 ESCOLHA UMA DESSAS
 ABRA, E DIVIRTA-SE.

SAÚDE!!!
 
   
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário