segunda-feira, 7 de abril de 2014

VINHOS SEM ALCOOL... TESTADOS E APROVADOS


São produzidos por meio da fermentação da uva, ao contrário do suco. A diferença começa pelo processo dos dois produtos. O Vinho é feito da fermentação natural das uvas, onde depois é extraído o álcool. O suco de uva é feito pelo cozimento das uvas. Outro aspecto interessante que precisamos ressaltar desse produto é que a concentração dos Flavonóides (pigmentos naturais encontrados na casca da uva rosa) são maiores que dos vinhos comuns. (Os Flavonóides são responsáveis por reduzirem as taxas de colesterol ruim do sangue; naturalmente limpa as artérias e vias coronárias.).

Um prazer para aqueles que não podem desfrutar os prazeres de beber vinho com álcool, por alguma restrição alimentar doença ou idade, é natural que haja alguma diferença entre os vinhos com teor alcoólico, mas existe o prazer e os benefícios de uma boa taça.

 

Para diabéticos e alcoólatras:

Podem ser consumidos por diabéticos por não possuírem açúcar na sua composição e alguns especialistas dizem que pode auxiliar na fase de abstinência alcoólica como auxiliador psicológico, mas sempre consulte um médico ou nutricionista para maiores informações.·.

Vale lembrar que a retirada do álcool, é um processo  lento e oneroso, considera-se que uma bebida “sem álcool” foi alcançada quando a porcentagem da substância é inferior a 0,5%.


Como é feito?


Fervura

Aferventar  o vinho é o processo mais popular para produzir uma versão não alcoólica. O princípio é incrivelmente simples: como o álcool entre em ebulição antes da água — a aproximadamente 78 °C —, basta aquecer a substância até que grande parte dela acabe evaporando pórém esse processo altera um pouco o sabor e aroma do produto.

Destilação a vácuo

É um processo mais profissional do que o anterior.  Basicamente, a bebida original é colocada no vácuo, o que altera as condições de pressão. Isso faz com que o álcool evapore a uma temperatura menor, diminuindo o tempo de cozimento.

Osmose reversa

Trata-se de um processo bastante semelhante ao que tipicamente é utilizado para purificar a água.

Neste caso, o vinho é filtrados por uma estrutura de poros minúsculos, pelos quais apenas o álcool, a água e alguns ácidos voláteis conseguem passar. O álcool é então destilado (separado) do produto, e o restante é devolvido à mistura de açúcares e componentes de sabor que não atravessaram a malha.


bons vinhos da região do sul do Brasil
La Dorni - Bela Vista PR
Casa Valduga


alguns da Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário