quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BRANQUINHA

Cachacier é um profissional especializado em cachaças e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. É o profissional que orienta os clientes de um estabelecimento que conta com uma carta de cachaças sob qual bebida se encaixa mais no seu perfil, dando informações sobre o produto. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para aficcionados, e presta consultoria a produtores e distribuidores do ramo.
Origem do termo: surgiu como uma versão do termo sommelier (especialista em vinho) há poucos anos. No feminino, cachacière. Wikipédia

Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibéricacachaza – significando vinho de borra.
Tipos de Cachaça
  • Cachaça
  • Cachaça Adoçada
É a Cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.
  • Cachaça Envelhecida
É a Cachaça que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um)ano.
  • Cachaça Premium
É a Cachaça que contém 100% (cem por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • Cachaça Extra Premium
É a Cachaça Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.

Ingredientes:lombo com cachaça

1 peça de lombo 1,5 kg
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1 limão
3 colheres de sopa de mel
250 ml de cachaça
350 ml de caldo de carne (dissolver 2 cubos de carne em 350 ml de água fervente)
4 colheres de sopa de azeite, ou mais se necessário
Corte o lombo em postas e coloque em uma assadeira redonda grande com tampa
Tempere com sal, açúcar mascavo, o limão, o mel, a pimenta e despeje a cachaça
Tampe e deixe marinar por 2 horas neste tempero
Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o lombo já temperado, doure-o de todos os lados e acrescente o tempero da marinada e o caldo de legumes
Deixe cozinhar em fogo médio até que a carne esteja macia
Retire o lombo da panela e coloque em uma assadeira
Fatie e reserve
Leve o caldo que sobrou do cozimento, ao fogo baixo e deixe reduzir pela metade, depois coe, despeje sobre o lombo e sirva.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Café

Assim como o vinho, o café também deve ser degustado com prazer.


Apreciar seu, corpo, acidez, aroma, enfim servi-lo e degustá-lo com respeito.


A história do café começou no século IX. É originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa (local de origem da planta)e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", pela importância que a planta passou a ter no mundo árabe.Fonte: Wikipédia
Para preparar um bom café em casa, tenha um café de qualidade, a água na preparação, não deve chegar ao ponto de fervura ,baixe o fogo quando começarem a se formar as bolhas maiores.
Para quem quer novas sensações antes de coar, misturar ao pó alguma erva, como o chá verde ou a erva cidreira. Café também combina com cítricos. Na receita de café romano, por exemplo, a borda da xícara é untada com suco de limão e raspas da fruta ficam no pires para serem degustadas entre um gole e outro. Sirva com uma folha de hortelã, ou faça essa delícia;
café com laranja
Congele o café que sobrou (sem açúcar)em forminhas de gelo
coloque no liquidificador leite condensado, suco de laranja concentrado,raspas de laranja e o gelo de café. Bata e sirva enfeitando um copo alto com uma rodela de laranja.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Amantes do Vinho no canal Discovery Travel & Living (tv por assinatura)

O canal Discovery Travel & Living transmite o programa Hollywood & Vines, com título em português “Amantes do Vinho”. Viaje ao redor do mundo com Jason Priestley e Terry David Mulligan enquanto exploram a cultura do vinho em meio às celebridades. Amantes famosos do vinho experimentam e saboreiam vinhos de grife das mais finas vinícolas do mundo.
Em 12 capítulos, os apresentadores percorrerão as principais áreas viti-vinícolas norte-americanas e também o Vale de Guadalupe, no México, entrevistando produtores, enólogos etc.
 


19/01 as 18:30 e as 23:30

musica e vinho

Você já imaginou harmonizar vinho e músicas?
Pesquisa realizada afirma que tomar vinho enquanto se escuta um determinado tipo de música, pode afetar percepção do sabor da bebida
será?
A pesquisa realizada pela Heriot Watt University, em Edimburgo, demonstra que quando uma taça de Cabernet foi tomada ao som de música pesada, o vinho foi percebido como "60% mais poderoso, rico e robusto" do que quando tomado no silêncio.

Cantos de monges
Quatro música diferentes foram tocadas - Carmina Burana de Carl Orff ("poderosa e pesada"), Valsa das Flores, de Tchaikovsky ("sutil e refinada"), Just Can't Get Enough, do Nouvelle Vague ("energética e refrescante") e Slow Breakdown, de Michael Brook ("melosa e leve").
O vinho branco foi percebido como 40% "mais energético e refrescante" quando a música do Nouvelle Vague foi tocada, mas apenas 26% mais "meloso e leve" do que quando saboreado ao som de Michael Brook.
O vinho tinto chegou a sofrer variação de 60% na percepção de seu sabor quando acompanhado por Carmina Burana, a música "poderosa e pesada". O professor Adrian North, que liderou o estudo, acredita que a pesquisa poderia levar produtores de vinhos a imprimirem recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos.
A pesquisa foi feita por encomenda do chileno Aurélio Montes, produtor de vinhos. Seus vinhos são produzidos aos sons de cantos de monges. "Foi, portanto, um passo natural me ligar à Heriot Watt para determinar cientificamente o impacto da música no sabor do vinho", disse Montes.
Ao som de uma bandinha alemã, o vinho alemão foi vendido duas vezes mais do que o francês.
fonte:BBC BRASIL.com

domingo, 16 de janeiro de 2011

cinema e vinho

Falando um pouco mais de filmes, acredito que a apreciação de um clássico antigo e uma taça de vinho, estão relacionadas, pois ambos nos remetem a surpreendentes sentimentos e inesperáveis sensações de prazer e de reflexões.
Você já apreciou esses?
Um Corpo Que Cai; Cantando na Chuva; A Ponte do Rio Kwai; Casablanca; Tarde Demais para Esquecer;
A Walk In the Clouds (Caminhando nas Nuvens) 1995;
This Earth is Mine (O Vale das Paixões) 1959;
Conte d'Automne (Conto de Outuno) 1998;
Year of the Comet (O Ano do Cometa) 1992;
The Secret of Santa Vittoria (O Segredo de Santa Vitoria) 1969;
E muitos outros que irei indicar, comentar em outras ocasiões; mande sugestões também, e bom filme, saúde!

sábado, 15 de janeiro de 2011

ACESSORIOS

NÃO SOMENTE UM BOM VINHO FAZ A FESTA, MAS QUEM O ACOMPANHA E PERMITE SERVI-LO
TERMOMETRO EXTERNO

DECANTER



SUPORTES


TAÇAS


SACA ROLHAS

"A arte de degustar um bom vinho requer a elegância de bem servi-lo."

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

VINHOS E ARTE

São sempre muito bem apreciados, é como se um necessitasse do outro; e nós , dos dois. 
“...É muito feliz a associação do Vinho à Arte, porque é, desde tempos imemoriais, feita uma relação direta entre o prazer  a que conduz a embriaguez do vinho, e a alucinação inspirada, como que um delírio lúcido, que provoca a criação artística.
Assim é possível ver a cultura da vinha representada tanto em pinturas parietais de templos e túmulos do Egito como nas iluminuras medievais ou nos livros das horas dos séculos XV e XVI, e as cenas com o convívio com vinho são freqüentes tanto nas cenas de gênero flamengas como nas boêmias vistas dos cabarés dos pintores impressionistas."
LUÍS CALHEIROS

el borracho -zarauz
joaquim sorolla y bastida
o triunfo de bacco
caravaggio

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE VINHO

Gostaria de parabenizar ao Shopping Continental (zona oeste), e a Casa Valduga pelo evento realizado; 1º festival de vinhos do shopping continental, fui visitar o stander  e realmente estava um espetáculo, muito bonito, com novidades, bons preços e a simpatia do Sr. Marcelo Miguel,( garrafeira do carmo )
Eventos como esse deveriam ser mais rotineiros, parabéns aos organizadores

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

INFORMAÇÃO NO SITE DO IG

Um cabernet chinês na lista dos melhores

O centenário Changyu aparece entre os top 30 da SIAL e é bem avaliado nos Estados Unidos

06/01/2011

É possível um vinho chinês já estar entre os 30 melhores do mundo? Segundo informa a edição francesa do diário chinês People Daily, o Changyu Cabernet Sauvignon alcançou essa distinção no último Salão Internacional de Alimentação (SIAL). Inclusive, o presidente da Organização Internacional de Vinhedo e Vinho (OIV), Ives Bernard, descreveu o Changyu como “uma das marcas top de vinho no mundo”.

A notícia chama atenção quando se observa que o vinho em questão não figura nas listas da The Wine Advocate, a célebre publicação do crítico norte-americano Robert Parker, ou da revista Wine Spectator.

Polêmicas da lista à parte, Changyu Cabernet está conquistanto a Europa e os Estados Unidos. O vinho, que já é exportado para 28 países, é produzido pela vinícola Changyu, a mais antiga da China com uma história de mais de um século, localizada na província de Shandong, no leste do país.

Para alguns, o fato de o Changyu ter sido aceito no mercado norte-americano atesta a qualidade do vinho. Afinal, segundo os próprios comerciantes franceses, o mercado mais exigente em termos de vinho são os Estados Unidos, onde a concorrência entre o vinho francês, chileno, australiano e o da casa é bastante acirrada. Sem boa qualidade, dificilmente um vinho de mantém firme no mercado norte-americano.

Segundo a edição francesa do People Daily, no Oeste americano – onde são produzidos os melhores vinhos dos Estados Unidos – há sempre a idéia de que a China é incapaz de fabricar um vinho de boa qualidade. Mas o Changyu veio para desfazer esse conceito. O reconhecido degustador de vinhos britânico Jonathan diz que o vinho chinês lhe deixou uma profunda impressão: “Seu estilo é diferente de todos os outros vinhos do mundo. O mais notável é seu sabor especial.”

Yves Bernard, que presidiu o conselho na seleção dos 30 melhores vinhos do mundo na SIAL, justificou a presença do Changyu Cabernet na lista: “Nós sabemos que o Changyu Cabernet é uma marca com longa história e força poderosa. O importante é que não apenas eu, mas todos os membros do conselho, consideramos que este vinho tem uma qualidade muito boa.”

sempre faço lá em casa...

Receita de Penne ao Pesto

 Ingredientes:
1/2 kg de penne
1 cebola
1 folha de louro
sal a gosto
1/2 maço de manjericão
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de orégano
1 xícara (chá) de nozes moída ou castanha
8 dente de alho amassado
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
pimenta-do-reino branca a gosto

PREPARO

Cozinhe o penne em água e sal,com o louro e a cebola,deixe al dente.

Para o pesto, misture todos os ingredientes no pilão ou (liquidificador), amassando bem até que resulte numa pasta uniforme. Cuidado com o sal, que o queijo ralado já é bem salgado.
Convém deixar descansar o pesto para pegar o gosto ,por isso deve ser preparado com antecedência . Escorra a massa, sem preocupação de deixá-la muito seca, misture-a bem com o pesto e sirva-a imediatamente. 

Para harmonizar proponho algum branco frutado, com boa acidez , ou algum tinto leve.
Saúde!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DO MEU AMIGO LEANDRO

Steak au poivre
Ingredientes
4 steaks chateubriand de filé-mignon de 200 g. cada
600 ml de caldo de carne
60 gramas de manteiga
30 gramas de pimenta-preta (já moída)
8 gramas de pimenta-verde em conserva
8 gramas de pimenta-vermelha
15 gramas de amido de milho ou fécula de batata
sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, em fogo baixo, aqueça o caldo de carne e adicione aos poucos o amido batendo sempre com um fue até ter uma consistência homogênea. Deixe engrossar. Tempere a carne com a pimenta-preta e sal a gosto. Em uma frigideira de aproximadamente 40 cm. de diâmetro, deixe a manteiga derreter e aquecer bem. Reserve a carne. Despreze a manteiga em que foram fritos e use a mesma frigideira para acrescentar o caldo de carne. Deixe engrossar mais um pouco e tempere com sal a gosto.
Para finalizar, coloque os steaks novamente no molho, incorpore a pimenta-verde.
Sirva um châteaubriand por pessoa com molho.
Decore o prato.
Rendimento: quatro pessoas

Sugestões de vinho: O frescor é fundamental quando lidamos com este tipo de ingrediente, nada de vinhos envelhecidos.
Carmenère chileno , um Syrah, como varietal ou com boa presença em cortes.
Evitar vinhos com as uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e Nebbiolo, por serem extremamente tânicas a despeito da boa acidez.
Fica ai a dica para um bom jantar.
Eu e minha família agradecemos por essa receita enviada para mim pelo amigo e companheiro de taça de vinho.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ESTUDANDO UM POUCO MAIS...

Terroir: Caracteristicas de solo, quantidade de água, sol, informações que participam de um vinho.
Se diz que um vinho tem um excelente Terroir, quando esse tem uma origem em regiões privilegiadas e únicas.

Idade:
Jovem: sem envelhecimento em barris de madeira.
Reserva: pelo menos três anos evelhecendo em barris de madeira e aço.
Gran reserva: adormecido por cinco anos em barris.

Varietal: Elaborado 100% de uvas de uma única casta. (trazem o nome da uva nos rótulos).
Cortes: Elaborado com a mistura de uvas.

NOVIDADES

Lançado o novo e primeiro Icewine do Brasil.
A vinícula Pericó, lançou o vinho do gelo brasileiro, o Pericó Icewine.
mais informações: viniculaperico.com.br
fonte;(revista makrospeciale)

A Festa de Babette

Em 1871, em noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo da França durante a repressão à Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Lá ela vive alguns anos , até que um dia fica sabendo que havia ganho uma fortuna e, ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração aos centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.
Filme que recomendo; de fotografia gélida, retrata uma sensibilidade de cada personagem ao redor de um banquete.

SERRA DOS VINHOS

A região da Serra Gaúcha é a grande estrela da vitivinicultura brasileira, pelo volume e pela qualidade dos vinhos produzidos. No Rio Grande do Sul, é obrigatório visitar a Serra Gaúcha, especialmente Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves.
Agraciada pela beleza visual das serras ao redor, é um municipio belo e perfumado pela boa gastronomia e pelos vinhos; conhecida como a capital brasileira dos vinhos, podemos desfrutar de delicias e conhecimento, devido aos passeios enoturistas.