segunda-feira, 28 de março de 2011

VITRAIS GOURMET

Passeio obrigatório e admirável para pessoas do mundo todo, o Mercado Municipal de São Paulo é um tradicional ponto gourmet da grande metrópole. No Mercadão é possível encontrar uma grande variedade de alimentos – de verduras e legumes fresquinhos, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar de todo o tipo, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. O espaço gastronômico oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos, enquanto se aprecia a beleza estrutural do Mercadão.
Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.

O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos. (site mercadão).

Manhãs de domingo, céu azul, trânsito calmo, dia que propicia um bom passeio de família.
Mercadão; deslumbrante, agitado e perfumado. Queijos e ervas de provence, vinhos, morangos, uvas e mortadelas... Hum!
Uma mistura de aromas que criam uma personalidade única do local.
Passeamos e degustamos, admiramos rótulos, adquirimos azeites, queijos, e ervas que perfumam os nossos pratos.
Mais do que comprar, admirem os vitrais, a arquitetura do espaço que sem dúvida é mágico, nos retrata um passado de bom gosto.

O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro.

Novidades do mercadão: http://www.youtube.com/tvmercadao






quinta-feira, 24 de março de 2011

pinot grigio

conhecendo essa uva

Pinot gris é uma uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França.
Apesar da cor escura da uva, a pinot gris é usada para produção de vinhos brancos.Gris significa cinza, em francês. (Wikpedia)
Pinot Grigio
Originária da Borgonha, na verdade é uma mutação da Pinot Noir, mas hoje é bem mais encontrada na Alsácia e no Norte da Itália, com um aroma rico e condimentado e média acidez. É a última moda nos Estados Unidos neste momento
Este vinho apresenta uma leve intensidade de cor, com tonalidades esverdeadas. Seu aroma é frutado

Análise Olfativa:Alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal lembrando frutas e flores brancas, diria fragancia delicada intermediando um floral e limão citrico.

Análise Gustativa: apresenta-se muito elegante e com bom corpo, bom equilíbrio de acidez; final persistente.

Serviço: deve ser degustado a uma temperatura de 8º C.

Hamonização: Por ser leve, acompanha perfeitamente pratos que contenham legumes. Peixes, frutos do mar, salada de folhas verdes e bolinhos de bacalhau. Harmoniza muito bem também com Spaghetti a la carbonara e queijos como o Edam, Brie ou gruyère.

O VINHO E AS RELIGIÕES

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C.,
As evidências arqueológicas sugerem que a mais antiga produção de vinho teve lugar em vários locais da Geórgia, Irão e China entre 6 000 e 5 000 a.C..
As mais antigas evidências sugerindo a produção de vinho na Europa, e entre as mais antigas do mundo, são originárias de sítios arqueológicos na Grécia, datados de 6 500 a.C.. No Antigo Egipto o vinho tornou-se parte da história registada, desempenhando um papel importante na vida cerimonial. O vinho teria sido introduzido no Egipto pelos gregos. São também conhecidos vestígios de vinho na China, datados do segundo e primeiro milénios a.C..
O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O uso do vinho em cerimônias religiosas é comum em várias culturas e regiões. O deus Dionísio utilizava o vinho para induzir alterações na mente das pessoas. O vinho é parte integral das tradições judaicas. O kiddush é uma oração sobre o vinho recitada para santificar o Sabat ou um feriado judaico. Na Páscoa judaica, é obrigação de homens e mulheres beber quatro copos de vinho. No Tabernáculo - o Santuário de Deus dos hebreus durante a peregrinação destes pelo deserto - e no Templo em Jerusalém, a libação - o ato de beber vinho mais por prazer do que por necessidade - era parte do sacrifício.

Durante a Idade Média, a Igreja Cristã era uma firme apoiante do vinho, o qual era necessário para a celebração da missa católica. Em locais como a Alemanha, a cerveja foi banida e considerada pagã e bárbara, enquanto que o consumo de vinho era visto como civilizado e como sinal de conversão.
 No Cristianismo o vinho é usado no sagrado rito da Eucaristia, quando Jesus compartilhou o pão e o vinho entre os discípulos (Lucas 22:19).
Crenças sobre a natureza da Eucaristia variam entre as denominações cristãs. Católicos Romanos, por exemplo, acreditam no milagre da transubstanciação, ou seja, na transformação do pão e do vinho na carne e sangue de Jesus. Evangélicos acreditam na consubstanciação, ou seja, o pão e o vinho já são o corpo e o sangue de Jesus.
Fonte: wikipedia
baco

segunda-feira, 21 de março de 2011

AS CALORIAS


Muitas vezes nos preocupamos com as tais das calorias, nos privamos dos sabores por causa de necessidades, saúde, paranóias etc.

As bebidas oferecem calorias, e muitas oferecem muitas.

(Tabela aproximada)

Prosecco (taça 120 ml) = 85 cal
Vinho tinto doce (taça 120 ml) = 88 cal
Vinho rosé (taça 120 ml) = 74 cal
Vinho branco seco (taça 120 ml) = 85 cal
Vinho branco doce (taça 120 ml) = 142
Vinho tinto suave (taça 100 ml) = 152 calorias.
 Vinho tinto seco (taça 100 ml) =74 calorias.
Vinho do Porto (taça 120 ml) = 200 cal
Cerveja (um copo 240 ml) = 101 cal
Tequila (um dose 50 ml) = 109 cal
Saquê (uma dose 100 ml) = 142 cal
Caipirinha de vodca (uma dose 90 ml) = 226 cal
Coca cola (uma lata) =132 cal

domingo, 20 de março de 2011

AMIGOS

Do que é feita uma amizade?
A nossa,tenho certeza é feita de muito carinho,respeito, brincadeiras,bons papos,bons pratos e bons vinhos.

Admiro cada um dos amigos que juntos nessa mesa, apreciam, se encantam, conversam e principalmente, se unem em um só coração,brindando sempre pela vida.
saúde!

sábado, 19 de março de 2011

GARRAFAS



Tipos de garrafas

Com as mudanças tecnológicas, os vinhos podem ser encontrados em vários tipos de formatos e tamanhos de garrafas, porém em alguns países, os produtores obedecem a normalizações locais e restringem-se ao uso de garrafas que representam essas regiões.   
Conheça a história
Os gregos e romanos armazenavam a bebida de seus deuses Dionísio e Baco em vasilhames de couro, barro e cerâmica, mas, para conservá-la, ela era misturada a resina de pinho, o que, tornava intragável, assim o vinho era antes diluído em água e temperado com mel e especiarias.
Já na Idade Média, era conservar o líquido em grandes barris de madeira. O comum era que fosse servido diretamente do barril, em cantinas e estalagens. No final do século XVII, a Revolução Industrial trouxe a garrafa de vidro resistente, fabricada em série. Foi um marco na história do vinho.
Na Inglaterra, por exemplo, até 1860 vigorou uma lei que proibia a venda de vinho engarrafado. O objetivo era proteger os consumidores de vendedores que poderiam tomar vantagem do formato e capacidade variável dos vasilhames artesanais. O vinho podia ser comprado e depois engarrafado. Muitos compradores levavam suas próprias e já conhecidas garrafas aos locais de compra da bebida.

OLHANDO A GARRAFA


Uma garrafa, e suas partes:
O gargalo, pescoço, ombro, bojo e base.
Pode ter a etiqueta de pescoço, selo de garantia, selo de premiações, etiqueta traseira e rótulo secundário, além do rótulo principal
As mais tradicionais são as garrafas dos tipos:
bordeaux (possuem corpo reto, com ombros definidos. Podem ser verdes ou transparentes no caso de vinhos brancos.)
borgonha (Possuem ombros mais suaves e atenuados, com bojo mais largo.)
alsaciana (Não possui ombros e são bem compridas.)
champagne (de curvas suaves, de vidro mais grosso e resistente)
porto (cilíndricas e baixas).
Portanto, pelo formato da garrafa pode-se dizer a região de origem do vinho e, algo sobre seu aroma e sabor.

Em vinhos do Chile, Austrália e Brasil, normalmente, ao se engarrafar um Cabernet Sauvignon ou um Merlot, uvas originárias de Bordeaux, usa-se a garrafa dessa região. Caso seja um Chardonnay ou um Pinot Noir, castas vindas da Borgonha serão garrafas iguais as usadas nessa região.



    


 ESCOLHA UMA DESSAS
 ABRA, E DIVIRTA-SE.

SAÚDE!!!
 
   
   
   

domingo, 13 de março de 2011

AMIGOS PARA JANTAR... E AGORA! COMO ARRUMO A MESA?

Dedico essa postagem a minha querida prima e amiga Carla.
(lembrando que eu também não sei muito sobre messas, mas aprendo contigo, vamos lá.)


Às vezes você quer se exibir um pouquinho, não é?
Na correria do dia a dia, é quase impossível termos tempo para talheres, toalhas pratos enfim aqueles mesas lindas e impecáveis; mas existe técnicas simples até mesmo para um jantar a dois, (você e o maridão) quando chegam do trabalho e existem técnicas para surpreender so convidados. Louca eu? Não. Vou jantar aí sim, me aguarde!
VAMOS JANTAR?

Decidir o Ambiente
O primeiro passo é decidir que tipo de jantar vai oferecer: temática, para amigos, para a família, formal ou informal. Ui! essas duas palavrinhas são de arrepiar.
A partir daí é só pensar e preparar as coisas para uma mesa bem-posta e acolhedora! Começe pela toalha e os guardanapos, passando pela louça e talheres, não se esqueça de alguns toques decorativos ! 
Toalhas & Guardanapos
O branco é um clássico que permitirá combinar com outros tons de cor, seja os guardanapos, ou os copos; Se vai utilizar louça com motivos, escolha uma toalha lisa e vice-versa, se não, o resultado será uma mesa muito informativa.
Você pode  decorar a mesa apenas com os jogos americanos (dê preferência aos de tecidos) ou então com um “runner” ou “corre-mesa” que, atravessa a mesa  de um lado ao outro e já serve para duas pessoas.  
Existem várias formas de dobrar os seus guardanapos ( sejam de pano ou de papel).(Dê uma espiadinha em alguns sites aprenda as dobras mais simples ou mais complicadas, para surpreender os seus convidados!)
Pratos e Copos
Um serviço de louça branco é prático pois combina mais fácil com tudo As cores devem estar presentes nos pormenores como, os guardanapos ou as suas argolas.   
No lado direito, de dentro para fora: faca para carne, faca para peixe, faca para aperitivos; no lado esquerdo, de dentro para fora: garfo para carne, garfo para peixe, garfo para aperitivos. Não se esqueça que as facas devem estar sempre voltadas para o prato e não para as mãos dos convidados. Os talheres de sobremesa são colocados no topo do prato, voltados em direções opostas. Se tiver pouco espaço, pode sempre trazer os talheres da sobremesa junto da mesma. UFA!... ACHO QUE VOU PEDIR UMA PIZZA. NÃO , NÃO VAMOS DESISTIR!
Os copos são colocados do lado direito, acima das facas, na seguinte ordem: copo para água, para vinho tinto, para vinho branco e para champanhe que geralmente deve ficar um pouco atrás dos demais.
A importante é que os convidados se sintam bem-vindos e não se assustem  com a quantidade de talheres .
Velas e Flores
Ilumine a sua mesa com as velas ,castiçais altos ou baixos, vários ou apenas um em tamanho grande ou use pequenos potes individuais com água e coloque pequenas velas a flutuar.
As flores devem combinar com o restante do ambiente e não devem ter perfume muito fortes, pois irão interferir nos aromas do vinho e dos pratos.
Serviço à Americana 

Dependendo do tamanho da sua mesa e do número de convidados, uma das opções é  servir à americana, ou seja, os pratos e talheres sobre a mesa e os convidados se servem e sentam-se em outros lugares. É a maneira mais simples, mas menos cômoda. Nesse caso, é melhor se preocupar com o cardápio e não oferecer nada que seja complicado comer. Portanto, antes de preparar um prato que pareça especial, pense se é prático.


Jantar Formal

É sempre a anfitriã quem senta primeiro à mesa e quem define a hora de levantar, e encaminha os convidados aos seus locais.

Agora, por exemplo, muitas vezes sou eu quem servirá o jantar e preciso me locomover. Nesse caso, deixo claro qual é o meu lugar, normalmente pela facilidade de locomoção até a cozinha. 


Jantar informal
Seja mais livre, monte uma mesa mais simples, decore tudo, pratos menos elaborados e divirta-se.
Siga esses desenhos que encontrei na internet são legais:

espero que tenham gostado
Ah! Carlinha, aprenda tudo, que vou aí conferir a lição de casa hein!...rsrsrs

sábado, 12 de março de 2011

OUTONO, QUEIJOS,VINHOS E MUITO CHARME


O outono está se aproximando, a mais charmosa das estações. As árvores mostram sua exuberância com o restante das flores que vão do branco ao rosa Pink, as folhas estão amareladas e avermelhando-se com um brilho que logo ofuscado, estarão no chão cobrindo as ruas e  dando um ar europeu as caminhadas de passos suaves e aconchegantes.
A energia de que a planta necessita para se manter viva vem do sol, com o inicio de dias mais curtos elas economizam energia. Retiram-na das folhas e fortalecem seus caules.
O outono é a terceira estação, deixando o verão e se aproximando do inverno, aproveite-a da melhor forma possível.
Taças, contendo um néctar encorpado, barricado e amanteigado, brancos... ainda é tempo deles.
Brancos que passaram meses em barricadas de carvalho, dando-lhe uma cor dourada, discreto toque de baunilha misturado ao mel, pêssego, damascos e tâmaras. Perfeito para dias mais frescos, acompanhados de pratos mais acolhedores e amigos de bom gosto.
Sim é verdade o outono é a estação do vinho (assim como as outras) (rsrs),é perfeito para esses brancos encorpados, tintos leves ou fortes, Porto e mesmo os espumantes rosé, pratos elaborados com combinações mais marcantes, caldos, grãos e com alimentos mornos, confortáveis, acolhedores e feitos em casa.
Dicas para um jantar outonal.
ENTRADA
CREME DE ABÓBORA
Ingredientes
1 kg de abóbora moranga
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola
1 dente de alho
2 tbl. de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de creme de leite.
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Retire as sementes e corte a abóbora em cubos. Pique a cebola e o alho.

Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Junte o alho picado e mexa por 1 minuto. Adicione os cubos de abóbora e refogue por mais 1 minuto.

Em seguida, coloque o caldo de legumes quente e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 20 minutos ou até que os cubos de abóbora fiquem macios. Retire do fogo e bata no liquidificador por 1 minuto.

Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente. Desligue o fogo.
Decore com cebolinha francesa e sirva a seguir.

PRATO PRINCIPAL
CARNE RECHEADA
Uma peça de lagarto ou patinho
½ kilo de cenouras
2 xic. De lingüiça defumada moída
1 xic. De manjericão picado
1 xic . de vinho tinto seco
2 cebolas
Mostarda e pimenta síria (molho)
Abra a carne em manta, e deixe de molho no vinho e no sal.
Cozinhe as cenouras com sal e faça um purê.
Doure uma cebola e acrescente a lingüiça, refogue até fritar a lingüiça.
Acrescente o manjericão e reserve.
Abra a carne recheie com o purê de cenoura, adicione a cebola com as lingüiças e o manjericão.
Enrole e amarre, coloque na panela de pressão até ficar macia, espere esfriar um pouco para fatiar.
Corte a outra cebola em pétalas e doure com azeite, adicione um pouco de mostarda e pimenta síria, despeje sobre a carne no prato.

SOBREMESA
TORTA CROCANTE DE NOZES
1 pacote de bolacha doce (Maria ou maisena)
Manteiga ou margarina
1 lata de leito condensado (cozida)
Creme de leite
Nozes ou castanha

Triture a bolacha e misture na manteiga, até obter uma massa
Forre uma forma de fundo falso.
Asse por mais ou menos 15 min.
Deixe esfriar.
Depois de fria abre a lata e misture com o creme de leite e as nozes ou castanhas picadas até ter um creme.
Recheie a massa e deixe gelar.

CAPRICHE NA ESCOLHA DOS VINHOS E CURTA ESSE MOMENTO ACONCHEGANTE COM BONS AMIGOS.
SAÚDE!

quinta-feira, 3 de março de 2011

PROSA E POESIA REGADAS A VINHO

DEDICO ESSA POSTAGEM SOBRE POEMAS AO MEU AMIGO LEANDRO QUE ME INSPIROU A FAZÊ-LA APÓS PEDRI-LHE SUGESTÃO AO BLOG E RECEBER ESSA MARAVILHOSA FRASE:
"Aproveitando o final do verão, matéria sobre uma seleção de vinhos indicados para esta época chuvosa (pero, quentíssima) do nosso verão, que se vai com as águas de março, como cantou Jobim."
OBRIGADA AMIGO.

PASTEUR (1822-1895)
"O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiênica das bebidas."
"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros."


PLATÃO
"Moderadamente bebido, o vinho é medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres."

PROVÉRBIO ESPANHOL
"Para vinho ter gosto de vinho, deve ser tomado com um amigo" 


QUINTANA, MÁRIO.
Por mais raro que seja, ou mais antigo,
Só um vinho é deveras excelente.
Aquele que tu bebes, docemente,
Com teu mais velho e silencioso amigo.

SÓCRATES (470-399 a.C.)
"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria."


"A vida é curta demais para se beber maus vinhos." (Do livro Wine Wisdom)
BETSCH, ROLAND
"No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. No vinho se espelha a vida.

OSCAR WILDE
Para conhecer a colheita e a qualidade de um vinho não é necessário beber toda a pipa.