quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CHOCOLATE....... HUMMMM



O cacau vem sendo cultivado por pelo menos três mil anos Os primeiros registros de seu uso datam do período Olmeca. No entanto, existem evidências que indicam cultivo anterior a esse período. Desde sua domesticação o cacau é usado como bebida e, depois, como ingrediente para alimentos. Durante a civilização maia era cultivado e, a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço além de ser afrodisíaco.




Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu.

Foi na Europa que o mesmo acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto tenha se aproximado muito do sabor que conhecemos hoje em dia.



Paixão mundial, quem não gosta?


O chocolate é um presente divino assim como o vinho
VINHO E CHOCOLATE




Para harmonizar esses dois encantadores seres do universo, combinem chocolates com sabor mais leve a vinhos mais leves, ais encorpados a chocolates de sabores mais intensos.


Chocolates meio amargos ou amargos se identificam com um bom Cabernet Sauvignon ou um Shiraz e mesmo um Bordeaux. Se você prefere um chocolate ao leite combine com um Champagne ou um vinho do Porto ou mesmo um vinho de sobremesa.

Abuse e lambuze... tini tin!!



fonte: wikipedia

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SANDUÍCHES E VINHOS..... COMBINAM?



DESCUBRA COMBINAÇÕES DIFERENTES E SAIA DAQUELE PROTOCOLO QUE VINHO É SOMENTE PARA PRATOS CHIQUES DE GRANDS CHEFS


Harmonizando vinho e sanduiches.


O segredo da harmonização está nos ingredientes do sanduíche, não necessariamente no ingrediente principal, mas no que se destaque como o sentido gustativo.

Experimente essa oportunidade para saborear um rótulo novo, uma casta desconhecida. O importante,é o vinho sempre ser especial para você e quem o acompanha.

Até mesmo um sanduíche de mortadela ou qualquer outro onde sua imaginação o levar. Existem vários tipos de pães especiais e ingredientes sofisticados que isso pode significar que um lanche pode ser tão complexo que muitos pratos requintados e isso exige vinhos do mesmo porte.

Uma batata cozida passada na manteiga inspira um Chardonnay. Com ervas e umas gotinhas de limão, um Sauvignon Blanc. Com bacon, talvez um Chianti, e assim por diante. O mesmo ingrediente principal, a batata, gerou três harmonizações distintas em função dos demais participantes.

O Chardonnay, é um vinhos versátil enobrece o paladar de um lanche com carnes e até mesmo com o agridoce de uma geleia. A doçura de uma fruta pode harmonizar com a madeira e as frutas do vinho.

O Pinot Noir também pode ser bastante versátil com sanduiches onde haja carnes mais gordurosas, cremes e mesmo frutas terrosas trazem ao vinho um equilíbrio fantástico.


Não perca mais tempo e faça alguns sanduiches escolha um bom vinho e reúna seus amigos para compartilhar dessa diferente e descontraída reunião.



Fonte: revista adega

terça-feira, 8 de outubro de 2013

DESCONHECIDO ??? E SABOROSO....

DOURO

O famoso vinho fortificado de Portugal da região do Douro, o vinho do Porto. Produzido ao longo do rio Douro os Portos são engarrafados e amadurecidos em barricas de grande volume em Vila Nova de Gaia com esse estágio em barrica eles vão adquirindo aromas de frutas secas. Devido à forma como o Porto é produzido, o vinho guarda sempre a sua doçura inicial.

Você conhece o Porto Branco?




O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas a qual durante o processo de fermentação não há contacto das castas com o mosto, e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho. São menos doces que os tintos

As versões brancas são oxidativas feitas com uvas de nomes engraçados como Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato e outras.




Acompanham bem charutos, amêndoas doces e salgadas, nozes as frutas natalinas e encantam ainda mais os confeitos portugueses.

PORTONIC

Muito apreciado em Portugal é um drink refrescante e saboroso. No verão é substituto da cerveja nas baladas.


RECEITA

Gelo

Limão

Porto branco seco

Água Tonica

Coloque em um copo alto o gelo uma rodela de limão um terço de Porto branco e dois terços de água Tonica..

Agora que você já conhece o vinho do Porto Branco, experimente e tire suas conclusões e tin tin!!!