sábado, 2 de novembro de 2013

ARRANJOS DE NATAL

Deixar a casa bonita, enfeitada, fazer o espirito de natal invadir o coração da família e amigos com cores, luzes, laços e velas douradas espalhadas por todos os lado é presentear a quem amamos com o amor e a paz que essa data tão especial nos oferece.
Final de ano se aproximando, compras, ideias, receitas diferentes e muita imaginação criam uma expectativa e muita ansiedade para festejar e dividir sua alegria.


GARRAFAS QUE NÃO SERVEM MAIS PODEM VIRAR LINDOS VASOS

Podemos gastar um pouco e enfeitar tudo com novidades ou que tal reciclar um velho enfeite ou até mesmo coisas que jogaríamos fora podem se tornar lindos enfeites, arranjos de mesa, luminárias e guirlandas, use a imaginação e acrescente um pouco de fita e brilho e decore sua casa com glamour e gastando pouco dinheiro.

ROLINHOS DE PAPELÃO DE PAPEL HIGIÊNICO SE TORNAM EM UM LINDO PAPAI NOEL


NÃO JOGUE LAMPADAS QUE NÃO FUNCIONAM .... OLHE O QUE DÁ PRA FAZER!!!
CASTIÇAIS PARA SUA MESA

 
LATINHAS VELHAS E AMASSADAS

EU TENHO MUITAS ROLHAS, ACHO QUE VOU FAZER ESSA.


OLHA ESSA MESA!!!!


ILUMINE TUDO


MAIS ROLHAS...

Não deixe de criar e enfeitar , um pouco de fita, cola e alegria junte as amigas, as crianças e divirta-se !!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CHOCOLATE....... HUMMMM



O cacau vem sendo cultivado por pelo menos três mil anos Os primeiros registros de seu uso datam do período Olmeca. No entanto, existem evidências que indicam cultivo anterior a esse período. Desde sua domesticação o cacau é usado como bebida e, depois, como ingrediente para alimentos. Durante a civilização maia era cultivado e, a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço além de ser afrodisíaco.




Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu.

Foi na Europa que o mesmo acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto tenha se aproximado muito do sabor que conhecemos hoje em dia.



Paixão mundial, quem não gosta?


O chocolate é um presente divino assim como o vinho
VINHO E CHOCOLATE




Para harmonizar esses dois encantadores seres do universo, combinem chocolates com sabor mais leve a vinhos mais leves, ais encorpados a chocolates de sabores mais intensos.


Chocolates meio amargos ou amargos se identificam com um bom Cabernet Sauvignon ou um Shiraz e mesmo um Bordeaux. Se você prefere um chocolate ao leite combine com um Champagne ou um vinho do Porto ou mesmo um vinho de sobremesa.

Abuse e lambuze... tini tin!!



fonte: wikipedia

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SANDUÍCHES E VINHOS..... COMBINAM?



DESCUBRA COMBINAÇÕES DIFERENTES E SAIA DAQUELE PROTOCOLO QUE VINHO É SOMENTE PARA PRATOS CHIQUES DE GRANDS CHEFS


Harmonizando vinho e sanduiches.


O segredo da harmonização está nos ingredientes do sanduíche, não necessariamente no ingrediente principal, mas no que se destaque como o sentido gustativo.

Experimente essa oportunidade para saborear um rótulo novo, uma casta desconhecida. O importante,é o vinho sempre ser especial para você e quem o acompanha.

Até mesmo um sanduíche de mortadela ou qualquer outro onde sua imaginação o levar. Existem vários tipos de pães especiais e ingredientes sofisticados que isso pode significar que um lanche pode ser tão complexo que muitos pratos requintados e isso exige vinhos do mesmo porte.

Uma batata cozida passada na manteiga inspira um Chardonnay. Com ervas e umas gotinhas de limão, um Sauvignon Blanc. Com bacon, talvez um Chianti, e assim por diante. O mesmo ingrediente principal, a batata, gerou três harmonizações distintas em função dos demais participantes.

O Chardonnay, é um vinhos versátil enobrece o paladar de um lanche com carnes e até mesmo com o agridoce de uma geleia. A doçura de uma fruta pode harmonizar com a madeira e as frutas do vinho.

O Pinot Noir também pode ser bastante versátil com sanduiches onde haja carnes mais gordurosas, cremes e mesmo frutas terrosas trazem ao vinho um equilíbrio fantástico.


Não perca mais tempo e faça alguns sanduiches escolha um bom vinho e reúna seus amigos para compartilhar dessa diferente e descontraída reunião.



Fonte: revista adega

terça-feira, 8 de outubro de 2013

DESCONHECIDO ??? E SABOROSO....

DOURO

O famoso vinho fortificado de Portugal da região do Douro, o vinho do Porto. Produzido ao longo do rio Douro os Portos são engarrafados e amadurecidos em barricas de grande volume em Vila Nova de Gaia com esse estágio em barrica eles vão adquirindo aromas de frutas secas. Devido à forma como o Porto é produzido, o vinho guarda sempre a sua doçura inicial.

Você conhece o Porto Branco?




O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas a qual durante o processo de fermentação não há contacto das castas com o mosto, e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho. São menos doces que os tintos

As versões brancas são oxidativas feitas com uvas de nomes engraçados como Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato e outras.




Acompanham bem charutos, amêndoas doces e salgadas, nozes as frutas natalinas e encantam ainda mais os confeitos portugueses.

PORTONIC

Muito apreciado em Portugal é um drink refrescante e saboroso. No verão é substituto da cerveja nas baladas.


RECEITA

Gelo

Limão

Porto branco seco

Água Tonica

Coloque em um copo alto o gelo uma rodela de limão um terço de Porto branco e dois terços de água Tonica..

Agora que você já conhece o vinho do Porto Branco, experimente e tire suas conclusões e tin tin!!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PRIMAVERA CHEGANDO!!!




Os amantes do vinho com certeza sentem desde já saudades do inverno mas sabem que sem esse companheiro fermentado não há possibilidades de prosseguir o ano e com isso recebem a chegada da primavera e o aumento da temperatura nos termômetros, com entusiasmo e sem preconceitos. É a vez dos espumantes, brancos e rosés, ganharem espaço na mesa e na roda de amigos.


Siga algumas dicas e aprecie com moderação essa fase refrescante e harmônica entre tardes quentes e pratos leves e floridos!




Preste atenção na acidez do vinho, isso pode dar-lhe uma característica de frescor e leveza. Um bom palpite são os vinhos verdes de Portugal combinam perfeitamente com essa estação.

Outro ponto importante é a temperatura de serviço dos vinhos. Consuma-os frios, porém não muito gelado, pois isso interfere no que o vinho tem a nos oferecer, mascarando alguns aromas e sabores. Utilize um balde com gelo e água sem congelar a garrafa.


Abuse dos pratos frescos e leves combinados com os vinhos de mesmas características. Frutos do mar, saladas, peixes, ceviches, frutas etc. vinhos roses e brancos podem ter a fama de mais leves, no entanto devemos ter atenção, pois podem ser mais ou menos encorpados.


Não limite-se aos jantares, sirva-se de uma taça acompanhada de um amigo na hora do almoço ou mesmo no fim da tarde happy hour!.


Curta a estação florida, colore seus pensamentos com as imagens das rosas e sinta o perfume ou os aromas do desejado liquido vermelho, branco, rose e sinta suas “bolhinhas” fazendo graça em nosso nariz.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

LIVRO DE RECEITAS DA MAMÃE....


Quem nunca viu a mamãe ou a vovó abrir um caderninho cheio de recortes, figura de bolos colados letras corridas e abreviadas de ingredientes diferentes. Eu sempre olhava aquelas receitas e dizia que um dia iria fazer todos aqueles doces, tortas pães iguaizinhos a minha mãe querida fazia.
Tenho o meu livrinho com muitos recortes... Quem sabe meus filhos um dia usem.

As historias contidas nesse caderninho ou livrinho de receita são eternas passam para as gerações futuras, revelando segredos, momentos bons e ruins, responsabilidades e principalmente o amor de cozinhar para a família e amigos.
Receitas que muitas vezes nem existem mais, muitos nem ouviram falar, dicas de outras regiões, países ou até mesmo invenções de nossas mães, verdadeiras relíquias, joias raras.
Coisas que deram certo ou errado não importam! Estão ali e as lembranças estão juntas.

Pegue o seu e divirta-se, coloquem em prática as novas ou antigas receitas e traga de volta os ingredientes do passado para que se misturem ao seu presente e façam um novo e bom futuro, quem sabe essas “receitinhas” não revelam um novo chef ou daí não saia um nome de um letreiro de um renomado restaurante.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AS BEBIDAS..... OS DESTILADOS




As bebidas destiladas são bebidas alcoólicas purificadas através do processo de destilação a partir de uma substância fermentada, como frutas, grãos e outras partes vegetais.


Exemplos de bebidas destiladas incluem cachaça (ou aguardente), vodca, tequila, rum, uísque, licor e gim. São em geral fortes, contém um alto teor alcoólico.






CACHAÇA:

AGUARDENTE: obtida da destilação da borra do caldo de cana, ou do cabaú, ou do caldo de cana extraído para esse fim, após ter passado por processo prévio de fermentação.



Marcas:






*Sagatiba é uma cachaça brasileira, produzida na cidade de Patrocínio Paulista. Criada em 2004, se tornou a primeira marca de cachaça a se estabelecer fora do Brasil, arrematando 90% do mercado na Grã-Bretanha. A Sagatiba foi comprada por US$ 26 milhões pela italiana Dvide Campari-Milano.É comercializada em duas versões, a Sagatiba Pura e a Sagatiba Velha.


O nome da cachaça vem da união do prefixo saga, que na cultura nórdica significa aventura, encargo heróico, lendário, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa infinita.











*Ypióca é a marca de uma aguardente de cana, produzida no estado brasileiro do Ceará desde 1846 pela família Telles na cidade de Maranguape. A sede da empresa atualmente encontra-se em Fortaleza. É a marca mais antiga ainda em funcionamento no Brasil.



RUNS:



Marcas:






*Montilla (chamado Ron Montila ou Rum Montilla1 ) é uma marca de rum de propriedade do conglomerado empresarial francês Pernod Ricard,comercializado no Brasil desde 1957 pela filial Pernod Ricard Brasil.


Montilla nasceu no ano de 1957, e teve seu nome originado na Espanha, tendo o município espanhol Montilla, emprestado seu nome, e Ron, que é Rum para os espanhóis.


O Rum Montilla tem mais de 74,8% de uso no Brasil, e mais de 90,6% na região do Nordeste na indústria de rum, sendo o campeão absoluto de vendas no país.


Por causa do Rum Montilla, o jogador Walter Montillo foi apelidado de "O Pirata Azul" pela torcida do Cruzeiro, em referência ao pirata estampado na garrafa do rum.




UISQUES:



Marcas:






*Ballantine's é uma marca de uísque escocesa pertencente ao grupo Pernod Ricard em Dumbarton, na Escócia onde é produzido, tendo sido adquirida por meio da compra da multinacional britânica Allied Domecg..


O sabor Ballantine é dependente de 50 single malts, quatro tipos de grãos individuais. A marca foi ganhando inúmeros elogios, assim como prêmios pela qualidade dos seus produtos. A Ballantine´s tem sido factualmente um produto de elevada apreciação principalmente no sul da Europa. A percentagem de álcool é de 40%.


*Jack Daniel's é um uísque fabricado pela Jack Daniel Distillery, fundada em 1876 pelo destilador norte-americano Jack Daniel (Jasper Newton Daniel). Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos uísques mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7").


Usa milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro como ingredientes na sua fabricação. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e amadurecimento, aliado ao clima do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de amadurecimento garante uma grande interação entre o uísque e o barril, conferindo ao Jack Daniel's sabor e cor mais amadeirados. Não é envelhecido já que este processo se refere ao tempo que o whiskey fica dentro do barril de carvalho. No caso de Jack Daniel's o whiskey é amadurecido, tendo a ver com o clima da região.


Jack Daniel's é lentamente suavizado através de um proceso chamado "charcoal mellowing". Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira.


Jack Daniel's é amadurecido em barris de carvalho branco. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez. A experimentação, não o envelhecimento, determina quando o whiskey atingiu a qualidade, o sabor e a cor que se está acostumado a apreciar em Jack Daniel's.


O whiskey recebeu numerosas medalhas de ouro em exposições ao redor do mundo, começando com a Exposição Mundial de St. Louis, em 1904. Em cada garrafa de Jack Daniel's em seu rótulo há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas.






*The Famous Grouse é uma marca de uísque escocesa produzida desde 1897, inicialmente pela Matthew Gloag & Son Ltd. e atualmente pela The Edrington Group. É um Blended scotch whiskey com mais de 200 anos de tradição na elaboração de Premium Whiskies. No interior das montanhas, nas terras altas da Escócia, Turret, um lago com quase cinco quilômetros de comprimento, assume-se como um marco na história de uísque um dos mais conhecidos do país. O nevoeiro e o silêncio que pairam sobre o lago não escondem lendas como a do Lago Ness, mas é nas suas margens que a habita a famosa perdiz vermelha, símbolo do uísque The Famous Grouse. Não é de se estranhar que seja no vale por onde correm as suas águas que esteja instalada a Glenturret Distillerys, a mais antiga destilaria escocesa e fabricante do uísque.



VODKA:



Marcas:


A vodca ou vodka é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas.


Smirnoff é uma marca de vodca criada por Piotr Arsenieyevich Smirnov. Pertence atualmente ao conglomerado britânico Diageo. Smirnoff tem o nome de "Смирновская Водка", que transliterado, fica Smirnovskaya vodca.



Vodka de bacon é vodka com sabor a toucinho, baseado no conceito de “batatas com sabor”. Foi introduzida no meio de uma onda de novos produtos com sabor a toucinho. Esta bebida junta o mesmo alimento usado para fazer outras bebidas alcoólicas, inclusive o Martini de bacon. A Vodka de bacon é resultado de uma mania pelo toucinho, um fanatismo americano. A bebida é feita colocando toucinho numa garrafa de vodka durante, pelo menos, duas semanas.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ROLHAS


Sobreiro árvore que nos fornece a cortiça para produção da rolha, custa a crescer, a se tornar própria para ser utilizada e as rolhas feitas que usadas nas garrafas de vinho, são desprezadas, mas podem virar outros objetos.
Depois de 25 anos temos o primeiro descortiçamento, mas ainda impróprio para ser utilizado, pois é muito irregular e fino. No segundo descortiçamento após 9 anos a cortiça já se encontra mais firme e regular, mas ainda não é perfeita para as rolhas, somente no terceiro (mais nove anos) é que a cortiça se encontra perfeita para se transformar nas rolhas que vedarão nossos vinhos.
E quando abrimos o vinho? Elas vão para o lixo....

Eu guardo...

Muitos as reutilizam para transforma-las em lindos e uteis objetos.

Vamos ver?






fim aos prendedores de roupas kkkkk






EU USO EM UM POTE DE VIDRO PARA ENFEITE MESMO! procure uma maneira de reutilizar as suas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS

Ser pai é ser envolvido em um amor que não pode ser explicado....apenas vivido.
Meu pai já se foi... enfeita agora outro jardim, mas minha lembrança me abraça quando  recordo das brincadeira, piadas, broncas e principalmente das molhadinhas de bico que ele me permitia em sua taça aos domingos... kkk já é de família mesmo!
Meu pai era apreciador de vinhos e aprendi muito com ele.

P essoa
A mada
I nfinitamente

Um super beijo a todos os pais do mundo.......
Ah! Você sabia que em outras partes do mundo o dia dos pais tem varias outras datas para ser comemorada, diferente do Brasil? (segundo domingo de Agosto).

Portugal: 19 de março (São José)
Alemanha: 39 dias depois da páscoa
Estados Unidos: 3º domingo de Junho
Coréia do Sul: 8 de Maio

Quer uma dica de presente?
Faça um prato simples, saboroso, mas faça você!!!! E brinde com um bom vinho........... ou suco de uva kkkk.

BIFE PARRILLERO 

450g de contra-file
Sal e pimenta a gosto
MOLHO
500 ml de vinho tinto seco
1 dose de conhaque
2 col. sopa de amido de milho
150 ml de molho shoyo
PREPARO
Doure a carne por aproximadamente 20 min.
Coloque em uma panela os outros ingredientes, mexa até engrossar o molho e despeje sobre a carne.
Acompanhe com um arroz branco ou um purê de mandioquinha.

Sirva um bom vinho tinto. Um Cabernet Sauvignon

formando os melhores profissionais

https://www.facebook.com/pages/Sommelier-School/522791664398269?fref=ts

quinta-feira, 18 de julho de 2013

VINHOS DA FRANÇA

Ah! França.... país do vinho!
Desde antigamente, desde a queda do império Romano quando as igrejas aumentaram a influencia da disseminação desse néctar dos deuses pela frança e outros países.
Seus fantásticos vinhos com aromas que nos fazem imaginar o mundo, dos sabores inesquecíveis. Na simplicidade dos Vin de Pays, Vin de Table, no requintes dos AOC, Premier Crus e outros, encontramos o glamour do ar e do terroir francês.
Terroir: uma sensação de lugar que define a qualidade de um solo, de um clima adequado as uvas utilizadas.
A França é o espelho do mundo dos vinhos, e apesar do nascimento de outras vinícolas pelo mundo ela se mantem por seculos com esse titulo, para nosso prazer, pois degustamos maravilhas e ganhamos com as novidades pelo mundo.
Varias regiões da França são extremamente importantes e famosas, pelos seus grandes rótulos, seus Châteaus e tradições.
Château Latife Rotchschild, Champagne, Petrvs, e outros.


" ESSE NÉCTAR É INCAPAZ DE MENTIR, ELE IRÁ SUSSURRAR EM SUA ALMA A HONESTIDADE USADA NA SUA EXISTÊNCIA"(terroir)

SANTÉ!!!!!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

FEIRA GASTRONÔMICA SÃO PAULO

NOVOS AMIGOS...


Olá, domingo de sol, propicio a um passeio diferente aqui na terra da gastronomia.
A feira gastronômica no bairro de pinheiros em São Paulo ocorreu no Mercadão de Pinheiros, bem frequentado e sempre com novidades, trouxe nomes de chefs que fizeram desse domingo especial.
Chefs como Alex Sotero, Henrique Fogaça, Anderson Bellomo e outros.
uma delicia de sorvete!!! minha filha amou...



O momento mais especial para mim e minha família que estávamos degustando várias delicias foi olhar o nome de uma turma fantástica de chefs super especiais e extremamente simpáticos os nossos brasileiríssimos... Homens Gourmet!
GUGA ROCHA E DALTON RANGEL. beijos pra vocês e muito obrigada pelo carinho.

Eu, minha filha, Guga e Dalton
esse evento além de proporcionar a degustação de vários pratos com um valor excepcionalmente abaixo do que seria encontrado por ai, tem o proposito de ajudar a inclusão de jovens portadores de síndrome de down com a renda revertida a projetos especiais.

No programa Bom Simples assista e curta essa galera especial HOMENS GOURMET eu não perco um.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

INVERNO......... DELICIAS PARA AQUECER!!!!!!!!!


Reunir os amigos para curtir um friozinho!
que tal um caldinho, um fondue e claro um bom vinho.
Sem duvida todos vão adorar e o papo vai rolar.
curta as dicas:

CALDO DE MANDIOQUINHA COM RASPA DE LARANJA

3 ou 4 mandioquinhas grandes
água (para cozinhar as mandioquinhas)
sal e pimenta (calabresa) a gosto
2 dentes de alho
azeite
raspas de casca de 1 laranja

doure o alho com o azeite em uma panela e junte a água e as mandioquinhas, cozinhe até ficar bem macia.
no liquidificador coloque esse cozido e bata até virar um creme, acrescente uma parte das raspas de laranja.
tempere com o sal pimenta e deixe cozinhar um pouco mais.
quando servir regue com um pouco mais de azeite e coloque as raspas de laranja.





SOPA DE FRUTAS

2 bananas em rodelas
1 xic de uvas passas sem sementes
2 maçãs picadas
2 peras picadas
1/2 abacaxi picado
1/2 lata de pêssego em calda picado
1 l de água
2 xic de açúcar
amido de milho


coloque na água, o açúcar, as maçãs (com caldo de um limão), as peras, o abacaxi e deixe ferver até amolecer. então acrescente as bananas, os pêssegos e as uvas passas, deixe cozinhar mais um tempo até essas frutas estarem macias.
dissolva o amido de milho e adicione na água aos poucos até engrossar um pouco o caldo.(não é um creme).
sirva quente com sorvete de creme.
E AQUEÇA SUAS NOITES COM BONS AMIGOS