quarta-feira, 25 de julho de 2012

CHURRASCO E VINHO... SERÁ?


Paixão nacional! a cerveja, outra paixão nacional, é  a bebida mais lembrada. Mas será que existe lugar para o vinho?


TODA FAMILIA REUNIDA, CADA UM TROUXE UM POUCO DE CARNE, LINGUIÇA, CERVEJAS, CAIPIRINHAS E EU... ?????????? UMA GARRAFA DE VINHO...XI, SERÁ QUE ERREI?


Carne do churrasco, em geral, tem gorduras e quando comemos a carne, nossa boca fica com essa gordura depositada; O vinho tem a propriedade de adstringência, que lava nossa boca. A cerveja é amarga e isso dificulta a combinação com os alimentos, porém não devemos esquecer que há cervejas de vários tipos harmonizando perfeitamente com carnes.

Para o íniciar , recebemos as pessoas, começamos a preparar as linguiças, além de petiscos e saladas, a companhia de um vinho branco de boa acidez, bem como um bom espumante, costuma ser convidativa e agradável. O segredo dessa harmonização é o frescor destes vinhos que combatem com eficiência gordura e eventuais molhos de certa acidez, podemos , começar pelos tintos também de boa acidez e relativamente leves,simples e sem madeira.O frango, peixes e costelinhas de porco, são um bom terreno para os brancos, especialmente os Chardonnays com toques de barrica.

Para os carnívoros , começa o esperado momento das carnes vermelhas. A suculência da carne vermelha forma uma união perfeita com os  taninos. O sal deve vir na medida certa, como qualquer outro prato salgado, o sal grosso tem a função de ajudar a selar a carne, preservando sua suculência, salgando-a na medida exata,  tome o cuidado de bater o sal da carne antes de servir.

 Como o churrasco tradicionalmente se estende por algumas horas de comida e conversa, o Vinho fica muito adequado a esse ritual, pois pode ser saboreado sem nenhuma pressa.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

QUE TAL UM LANCHE OU ALMOÇO FORA DE CASA?



A palavra piquenique tem origem no francês pique-nique, no século XVII. Passeios ao ar livre, nos quais as pessoas levam alimentos para serem desfrutados por todos.


Em Portugal, é costume fazerem-se piqueniques durante a época de festival, junto das praias. Sendo o domingo um dia tradicionalmente de descanso, é normal verem-se várias famílias nos imensos parques de merendas espalhadas por todo Portugal.


No Brasil, essa prática é tradicional em parques de algumas cidades.

Alimentos próprios para um piquenique, certamente fazem parte de um cardápio mais saudável e leve, fácil de preparar e acompanhado de refrigerantes ou sucos naturais. Mas que tal um queijinho, morangos, uvas um pãozinho italiano e um bom vinho?

Acessórios são necessários e facilitam a vida dos participantes desse momento de lazer e prazer.

Toalhas, pratos, talheres, copos... Ou tabua de frios, taças uma capa térmica para sua garrafa não perder a temperatura nem desperdiçar sabores e aromas.


Veja esses modelos, escolha um e bom divertimento!







terça-feira, 10 de julho de 2012

PIZZA

HOJE É DIA DE PIZZA...
A mais querida de todos, São Paulo é campeã quando o assunto é essa amiga dos finais de semana.
Massa crocante fina ou mais grossa, coberta com o recheio que sua imaginação permitir.
queijos, calabrezas, frutas, folhas verdes; sabores inusitados que nos remetem a prezeres singulares.
que tal acompanhar essa delicia de um maravilhoso vinho? dificil harmonizar? um pouco talves, mas...

Vinhos simples, jovens se relacionam bem com as massas finas com recheios variaveis.
Uma Margerita onde temos a mussarela , o aroma do manjericão com um Sauvignon Blanc acredito que se entenderiam bem.
Uma Romana com aliche talvés peça um branco com maior acidez.
inumeras possibilidades invente uma e saboreie, teste aprenda e nos conte o resultado.

sábado, 7 de julho de 2012

CURSO DE VINHOS

Aprendizados sempre são bem vindos como sempre falo, terminamos um hoje que foi muito interessante e proveitoso. Vinhos maravilhosos, dicas especiais, harmonização que nos proporcionou momentos de prazer e de conhecimentos que sempre acrescentam dicas ao mundo maravilhoso dos vinhos, valeu e até o próximo!

Não é necessário ser um expert, mas deve-se sentir as emoções e deixar fluir os aromas e sabores juntamente com nossas lembranças.

Dicas sobre o que aprendemos nesses dias irei passar a todos, assim que eu compactar todas as informações. AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!!!